segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A história da produção

O homem para sobreviver sempre dependeu da aplicação de seu trabalho para gerar o lucro para as necessidades básicas gerando a produção que garante sua sobrevivência. Entrando assim em duas questões da produção, seus meios e seus modos.
Os meios, são relacionados no espaço em que os humanos vivem, está ligado a estrutura social e cultural do ser, isto é, trabalho ligado a natureza ou não. Atualmente há seis modos de produção: Primitivo (coleta e caça), Asiático (sistema de casta, muito comum na Índia), Escravista( trabalho não remunerado), Feudal (governo por pedaço de terra), Capitalista (baseado na desigualdade e privatizações) e comunista (politica igualitária).
Baseando em algumas ideologias, os três fatores de produção são: natureza, trabalho e capital. Assim, gerando economia, que no mundo de hoje vai além da sobrevivência, hoje se trabalha para gerar bens econômicos, para defender a idéia capitalista, acumulo de capital, ou melhor bens.
O engraçado é que a história da produção parece um circulo um vai alterando o outro, falar da ciência econômica é automático pensar na sociedade. Ela vive em função dessa ciência. Por exemplo, se alguma economia de algum lugar é favorável, as maiorias das pessoas vivem harmoniosamente com suas necessidades e ainda podem garantir a mais do que realmente necessitam.
Isso já uma pratica que já vem ocorrendo há mais de 500 anos, mas não foi sempre que ocorreu isso, pois as produções primitivas foram de caça, pesca e coleta. Um país que antigamente já foi muito ligado a produção com base da natureza é o Egito que era nomeado como crescente fértil devido as inundações do rio Nilo que “presenteou” com grandes farturas agrícolas. E depois se desenvolveu para o comércio, para depois se chegar na ideia de economia, como temos hoje.

Nenhum comentário: